Patrimônio Histórico

        A Baía da Traição possui diversas atrações turísticas, tanto em termos históricos quanto naturais, graças as suas belas praias e monumentos que contam a historia deste município.
O clima tropical agradável e a beleza de suas paisagens tornam a Baia da Traição o local ideal para você e sua família passarem os melhores dias de sua vida.

Igreja de São Miguel 
Construída no século XVI pelos Jesuítas.
Principal patrimonio Historico da cidade.

 

      A Baia da Traição tem sua costa protegida por uma linha de arrecifes (as pedras) que lhe dá características originais de rara beleza.

Em 1923, foi inaugurado o farol da Baia da Traição ? o segundo da Paraíba ? nas proximidades da Feiticeira, com o objetivo de defender as embarcações de possíveis acidentes, junto aos arrecifes existentes naquela praia.

O farol da Traição é uma linda armação de forma quadrangular de concreto armado, cor branca, com uma altitude de 12 metros e um alcance geográfico (luz) de 12 milhas, com lampejo branco de 06 segundos. Já passou por varias modificações nos anos de 1927, 1947, 1970, 1972, e 1985. Atualmente, está estalado a poucos metros do local onde permaneceu desde a sua inauguração.

 

        Os franceses, visando a exploração do pau-brasil, fundaram uma feitoria na baía da Traição, que funcionou como ponto de convergência de todo o madeiramento abatido naquela região. Para a sua defesa, ergueram um fortim. Estas edificações foram destruídas por Martim Leitão, na época da conquista da capitania da Paraíba.

Posteriormente, por determinação real, foi instalado um forte no local ainda denominado Forte, sobre o histórico Alto do Tambá, de onde se podia descortinar e defender a barra e a enseada da baía da Traição.

O referido forte foi guarnecido por soldados vindos do Forte de Santa Catarina do Cabedelo e artilhado com peças de ferro, vindas de Portugal, acredita-se que após a sua ocupação pelos Neerlandeses, em 1625.

Nenhum vestígio desta fortificação chegou até nós, a não ser alguns dos antigos canhões, dos quais dois exemplares se encontram na sede municipal.

 

top