O Toré

      Toré é um ritual indígena de etnias do Nordeste do Brasil. Foi repassada de geração em geração, através da tradição oral. Possui em diferentes formatos e significados conforme a etnia que o pratica. Manifesta-se como uma dança na qual significados místicos, de encontro com os "encantados", e no centro da qual está a jurema (bebida).

Entre os índios no Nordeste, o Toré representa um símbolo de identidade indígena, de sua unidade e de diferenciação. O Toré é uma dança ritualística dos povos indígenas do nordeste e do Brasil, é realizado principalmente nas festividades do dia do índio , é uma forte tradição que celebra o sagrado, pois para os índios Xucurus cariris, o Toré é Deus assim como Jesus é para os católicos. Para os potiguaras é a celebração da amizade entre aldeias diferentes , é a dança da representação coletiva. O Toré tem inicio após o discurso do cacique, este fala da importância do ritual para a tradição. Em seguida a aldeia faz uma oração silenciosa enquanto as pessoas se dividem em três grupos ou melhor em três círculos: círculos dos cantadores, dos tocadores, círculos das crianças e dos adolescentes, círculos dos homens e das mulheres.

O Toré é realizado a sete quilômetros da aldeia, num lugar sagrado chamado Ouricuri. As cantigas estão voltadas para os seguintes elementos: a natureza(frutas, peixes água)para a religião católica( São Miguel, a Trindade)para o mar (a pesca) para as figuras místicas (os Tapuias Canindé e Jurema).

As bebidas consumidas durante a festa são a cachaça e a catuaba. Há vários grupos deToré pelo Brasil, um deles é o grupo de Toré do Rio São Francisco. O toré tem uma regência compassada e é cantado por ou por uma cantadora ou por um cantador. O toré é o símbolo da cultura indígena

Antigamente a tradição cultural era mais dançada pelos anciões, hoje esta realidade está mudando, envolvendo crianças, jovens e adultos através das reuniões, preparativos com as pinturas corporais, a própria dança duas vezes por semana, e ainda nos apresentamos em outras aldeias.

top